Discurso de Paraninfo
Engenharia da Computação - UNIDERP - 2006

Professora Doutora Lúcia Salsa Corrêa aqui representando o Magnífico reitor da Uniderp, Prof. Pedro Chaves dos Santos Filho, em nome de quem eu saúdo todos os ilustres membros da mesa. Senhoras e Senhores, caros amigos da Turma Jonas Barcellos Moraes.

Prometo ser breve e não entediá-los. Apenas 5 minutinhos. Nem mais, nem menos. Em primeiro lugar, quero reafirmar a minha paixão pela Engenharia. Gosto de ser engenheiro e gosto de ser professor. Sou um privilegiado por ter sido o professor de vocês, caros afilhados, de algumas disciplinas ao logo do curso. Privilegiado pois é um curso de engenharia e a turma formada de pessoas amigas, gente generosa, muito amável e tem até um flamenguista..... como eu, sangue bom!

Não posso deixar de lembrar que o nosso país precisa se tornar mais justo, com as pessoas vivendo com mais dignidade. Para isso, temos que produzir mais e mais riquezas. Avançamos bastante nos últimos anos mas é preciso muito mais. O Brasil exportou a incrível cifra de 118 bilhões de dólares em 2005. Uma marca não muito boa se comparada com a da China que foi de 762 bilhões no mesmo período. 6,4 vezes maior. A China está desenvolvendo a educação de maneira sistemática e objetiva, da forma como fizeram e continuam a fazer o Japão e a Coréia. A China forma hoje mais de 400.000 engenheiros por ano e, em breve, terá cerca de 2.000 universidades. Para conseguirmos algo parecido, precisamos de conhecimento e tecnologia, já que temos abundância de recursos naturais e energia. E quem desenvolve tecnologias são os cientistas e os engenheiros, como vocês que estão se formando hoje.

Somente com o desenvolvimento científico e tecnológico podemos garantir aos brasileiros a soberania das decisões econômicas, políticas e culturais. Garantir trocas mais justas no comércio exterior e a criação de mais e melhores empregos. E, se a produção de riquezas for bem distribuída, teremos a erradicação dos graves problemas sociais.

Acredito que a engenharia pode nos proporcionar tudo o que sonhamos. A engenharia pode nos proporcionar um mundo ideal. Vocês escolheram muito bem a profissão, senhores engenheiros da computação! Vocês promovem o progresso! Promovam o progresso de Mato Grosso do Sul. Promovam o progresso do Brasil.

Acreditem, senhores engenheiros, terão rapidamente retorno dos investimentos feitos na universidade. Qual é o curso que oferece tantas possibilidades de atuar no mundo globalizado em que vivemos? Algumas possibilidades a saber: realizar tarefas que envolvam comunicação de dados, utilizando redes de computadores (quem sabe mais um Google??); desenvolver sistemas computacionais, tanto software quanto hardware, em todos os seus aspectos, que promovam a automação, visando o aumento da produtividade, eficiência e segurança, além da redução de custos (é o que todas as empresas querem, não é). Vou parar por aqui, pois a lista é bem grande e pode ser vista no meu site profwillian.com com uma cópia desse discurso, se alguém perdeu alguma parte.

Quero parabenizar aos afilhados que passaram nos testes de qualificação para a entrada nos cursos de mestrado que estavam pleiteando. Não foi sorte. Mostra a qualidade do curso que tiveram na instituição. E de sorte, acho que eu entendo um pouco. Nem mais me oferecem rifas de computadores, DVD´s ou câmeras digitais.

Finalizando, este é um momento inesquecível. Posso imaginar o que esta formatura representa para vocês, mas não a intensidade das emoções que sentem. Imaginem o que vocês estão proporcionando de alegria, orgulho e emoção para os seus pais, maridos, esposas, filhos e amigos presentes. Vou me preparar (sonhando) para quando o Ian estiver sentado aí, no lugar de vocês. Vai demorar um pouco, porque o meu filho está com apenas 7 meses de vida.

Eu me sinto honrado e feliz em ter sido escolhido o paraninfo da turma. Desejo tudo de bom a vocês.

Senhores, muito obrigado.

Voltar