Discurso de Paraninfo
Engenharia Civil - UNIDERP - 2006

Professor Ivo Arcângelo Vendrúsculo Busato aqui representando o Magnífico reitor da Uniderp, Prof. Pedro Chaves dos Santos Filho, em nome de quem eu saúdo todos os ilustres membros da mesa. Senhoras e Senhores, caros amigos da Turma Marco Antônio de Alencar Maymone,

Colegas engenheiros, caros amigos de profissão e afilhados. Ao ser convidado para ser paraninfo da turma de vocês, me fizeram o professor e engenheiro mais feliz do mundo. Gosto de ser professor e gosto de ser engenheiro. Não posso e não quero esconder isso!

A Engenharia Civil deve alavancar o sucesso do Brasil nos próximos anos. A construção de novas moradias, rodovias, portos e aeroportos, hidrelétricas e redes de transmissão de energias vão fazer o nosso Brasil tornar-se um país mais justo, com o seu povo vivendo com mais dignidade.

Precisamos de engenheiros, como vocês que estão se formando hoje, para que isso se realize. Eu tenho certeza que o desenvolvimento tecnológico garantirá aos brasileiros a soberania das decisões econômicas, políticas e culturais. Garantirá um comércio exterior mais justo e garantirá a criação de mais e melhores empregos. E, se a produção de riquezas for bem distribuída, teremos a erradicação dos graves problemas sociais.

A engenharia nos proporciona a possibilidade de ter o país que sonhamos. Os engenheiros, com sua bagagem de conhecimentos conseguida na universidade, têm as mais amplas atribuições e responsabilidades para que os nossos sonhos tornem-se realidade.

Com responsabilidade e ética podemos dizer que o engenheiro civil é o profissional com a principal característica de solucionar problemas. Concepção, interpretação, elaboração e execução de projetos são habilidades que parecem natas dos engenheiros.

Não esquecendo do gerenciamento e operação de sistemas diversos. Sem contar que encontramos engenheiros exercendo as mais variadas profissões nas esferas municipal, estadual e federal. Engenheiros são empreendedores dos mais diversos ramos do comércio.

Como a minha função é dar conselho, então: utilizem seus conhecimentos e exerçam a Engenharia Civil com paixão e ética nas decisões e, assim, farão um mundo mais feliz.

Finalizando, sinto-me honrado e feliz em ter sido escolhido o paraninfo da turma. Desejo que os senhores construam um sucesso duradouro. Desejo do fundo do meu coração!

Senhores Engenheiros, muito obrigado.

Voltar