Discurso de Paraninfo
Engenharia Sanitária e Ambiental - UCDB - 2005

Magnífico reitor da Universidade Católica Dom Bosco, Pe. José Marinoni, representado pelo coordenador de curso prof. Ricardo Verde Selva, em nome de quem eu saúdo todos os ilustres membros da mesa. Senhoras e Senhores, caros amigos da Turma Gilson Mazzini, agora caros afilhados,
um cálculo rápido mostra que, nas disciplinas que lecionei, eu falei para vocês 288 horas, sem contar as disciplinas em períodos especiais. 288 horas! O que poderia mais ser falado, mostrado, orientado ou aconselhado? Na realidade, há algumas coisas que eu quero falar a vocês, e esta é uma boa ocasião.
As palavras, como as folhas, são levadas pelo vento e se perdem. Em breve ninguém se lembrará do discurso que pronuncio, por esta razão, deixo uma cópia deste discurso no site: www.profwillian.com
Em primeiro lugar, falo da Engenharia. Para que o nosso Brasil torne-se um país justo, com o seu povo vivendo com dignidade, temos que produzir mais riquezas. Mais riquezas com responsabilidade ambiental. Não queremos que o Rio Amazonas se transforme num Rio Tietê. Para tal precisamos de conhecimento, ou de tecnologia, já que temos abundância de recursos naturais e energia. E quem desenvolve tecnologias são os cientistas e os engenheiros, como vocês que estão se formando hoje.
Eu tenho certeza que desenvolvimento científico e tecnológico, aqui no Brasil, garantirá aos brasileiros a soberania das decisões econômicas, políticas e culturais. Garantirá trocas mais justas no comércio exterior. Garantirá a criação de mais e melhores empregos. E, se a produção de riquezas for bem distribuída, teremos a erradicação dos graves problemas sociais.
O que vemos? Vemos decisões políticas tomadas por pessoas despreparadas ou corruptas que são responsáveis pela queima e destruição de inteligências brasileiras que poderiam, com o conhecimento apropriado, transformar o nosso Brasil num país florescente, próspero e socialmente justo.
Acredito que o mundo ideal seja aquele que a globalização inclua a democratização das decisões, a distribuição justa do trabalho e das riquezas. Infelizmente, isto ainda está longe de acontecer, até por limitações físicas da própria natureza.
Ao meu ver, a engenharia pode nos proporcionar tudo o que sonhamos. A engenharia pode nos proporcionar um mundo ideal. Vocês escolheram muito bem a profissão. Especialmente a Engenharia Sanitária Ambiental. Vocês garantem o progresso em todos os níveis sem a destruição que cansamos de ver quando pequenos e que ainda continua.
Qual é o curso que oferece tantas possibilidades de atuar na problemática do Meio Ambiente? A saber: recuperação e conservação de mananciais, despoluição de rios, captação, tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos residenciais e industriais, de solos, matas e florestas e de sua fauna, recuperação da deterioração urbana, sua preservação, gerenciamento e controle da poluição sonora, do ar e dos resíduos sólidos. Vocês são profissionais aptos para desempenhar atividades de planejamento, projeto, consultoria, orçamentação, avaliação, operação e manutenção, execução de obras e serviços, fiscalização, vistoria, supervisão e direção. Além do mais, qual é o curso que dá ao recém-formado, um retorno tão rápido dos investimentos feitos na universidade?
Tudo isso em 8,5 milhões de km2, 180 milhões de habitantes em 5560 municípios ávidos por contratá-los. Isso contando apenas com o Brasil, já que o Mercosul é uma realidade para as consultorias que se fazem necessárias. Enfim, as oportunidades para uma vida profissional na engenharia plena de satisfação depende, agora, de vocês.
Em segundo lugar, gostaria de dar alguns conselhos para que as oportunidades mencionadas acima não passem por vocês sem serem aproveitadas. Os conselhos são baseados na obra de Stephen R. Covey no seu livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”. Vamos lá:
1. Tenha em mente que nosso comportamento resulta de decisões tomadas e não de condições externas;
2. Tenha uma compreensão clara de onde quer chegar, conhecer para onde está seguindo e dar os passos sempre na direção correta;
3. Organize e execute as suas prioridades. É a ação do dia-a-dia, a cada segundo;
4. Pense no “Ganha/Ganha”, ou seja, busque o benefício mútuo em todas as interações humanas. Não se trata do meu jeito ou do seu jeito, e sim de um jeito melhor, superior;
5. procure primeiro compreender, depois ser compreendido. É o princípio mais importante das relações interpessoais;
6. Seja uma liderança baseada em princípios coerentes. Quando os itens acima são seguidos, novas alternativas são criadas. Crie sinergia.
7. preserve e melhore o seu bem mais precioso: você mesmo. Renove as quatro dimensões de sua natureza – física, espiritual, mental e social/emocional.
Finalizando, este é um momento muito especial. Inesquecível. Não posso sentir o que vocês estão sentindo neste momento, porém posso imaginar o que esta formatura representa para vocês. Para alguns a realização de um sonho, para outros a conquista de uma vitória cheia de obstáculos. Neste momento você está proporcionando muita alegria, orgulho e emoção para os seus pais, maridos, esposas, filhos e amigos presentes. Eu me sinto honrado em ter sido escolhido o paraninfo da turma. Especialmente no momento em que me encontro grávido pela primeira vez. Desejo tudo de bom para vocês, como um pai deseja tudo de bom para um filho. Como tudo de bom que desejo para o meu filho Ian.
Senhores, muito obrigado.

Voltar